Croatian-flag

NOVALJA (Zrce Beach): as melhores festas e praias, como ir

A Ibiza croata! Um destino barato para baladas no verão europeu
Publicado em:

Quando fui a Novalja: Agosto de 2010

Quanto tempo: 3 dias

Sem dúvida nenhuma e sem medo de errar: quer diversão? Vá para a Croácia. Claro, existem outros inúmeros destinos recomendáveis, mas as paradisíacas ilhas croatas com as suas vibrantes baladas eram o novo point do verão europeu quando fui pra lá em 2010, e pelo jeito continuam fazendo sucesso entre os baladeiros.

Passei oito dias em diversas cidades do país, como a badalada Hvar, mas foram três noites em Novalja, na ilha de Pag, que pode até ser considerada a nova Ibiza. Muitos conhecem o local apenas como Zrce Beach, praia onde ficam as famosas baladas à beira-mar. Novalja ainda era um novo point do verão europeu naquela época, e segue atraindo muita gente. Todo ano durante julho e agosto milhares de jovens migram para lá em busca das festas.

Por ser um lugar que ainda não era explorado por muitos, o nível do público estava bem selecionado. Na estatística feita por nós mesmos, croatas e eslovenas foram as nacionalidades (em quantidade e em qualidade) mais encontradas por lá. Claro, também há muitas italianas (pela proximidade geográfica). Mas nada se compara à babilônia que se tornou a popular Ibiza, lugar mais do que manjado do verão, onde podemos encontrar hordas de ingleses, escoceses, brasileiros, italianos, americanos, entre outras coisas mais.

Outro ponto positivo para Novalja: o preço das coisas ainda era baixo comparado aos outros lugares (cerca de 3 euros por uma cerveja long-neck dentro da balada). O pequeno centro de Novalja ainda estava em crescimento, mas já existiam boas opções de restaurantes, bares e supermercados. Por outro lado, havia dificuldades para transporte e hospedagem.

TRANSPORTE:

Quando fui, eu morava em Londres, então peguei um voo da Ryanair de lá para Zadar, cidade que tem o aeroporto mais perto de Novalja. De todas as viagens que eu fiz, essa talvez tenha sido uma das com menor planejamento. Chegando na Croácia, a primeira missão era saber se valeria a pena alugar um carro. Por economia, optamos por não pegar, mas pela comodidade é uma opção que deve ser considerada. Dormimos uma noite em Zadar, e no dia seguinte pela manhã fomos até a rodoviária, compramos a passagem na hora mesmo, e após cerca de uma hora e meia de ônibus (8 euros) chegamos a Novalja.

O grande problema da cidade naquela época era o transporte. Em 2010, existiam raríssimos táxis na ilha, e os ônibus entre o centro e Zrce Beach eram pouco freqüentes durante a noite. No entanto, atualmente a circulação de ônibus melhorou bem neste trajeto durante o verão, e a volta da balada para o centro ficou mais fácil, mesmo de madrugada. No nosso caso, tivemos dificuldades para circular entre o apartamento que ficamos e a praia onde acontecem as festas. O aluguel de um carro teria sido uma ótima alternativa.

HOSPEDAGEM:

A falta de estrutura foi um empecilho em um local em desenvolvimento. Não existia hostel (albergue) por lá. Hotéis eram poucos, por isso, com preços altíssimos. A solução foi alugar apartamento através de anúncios em alguns sites na internet, negociando direto com os donos (vale lembrar que ainda não existia Airbnb). O problema era: as boas opções se esgotavam com vários meses de antecedência. Fechamos um apartamento (Apartmani Nada) até que legal um mês antes de viajar, por 60 euros a diária para três pessoas, mas a localização não era das melhores. Ficava em Stara Novalja, bairro que não possui transporte público nem para o centro e nem para Zrce Beach. Com isso, dependíamos dos poucos táxis para fazer o trajeto. Atualmente, a estrutura por lá está melhor, então existem mais opções de hospedagem, mas o aluguel de apartamentos continua sendo bem comum e uma ótima opção.

– FAÇA AQUI A SUA RESERVA PELO BOOKING.COM OU HOSTELWORLD.COM

FESTA:

Vamos ao que interessa: Zrce Beach. Lá é onde o bicho pega. A praia de pequenas pedrinhas (sim, areia é sonho) com um belo visual é o ponto de partida para o dia de festa. Depois de aproveitar o sol e o mar, é hora de ir para a balada. O principal club é o Papaya, mas também existem outros por ali, como o Aquarius e o Kalypso. Pagamos apenas 110 kunas (ou 15 euros) pelo ingresso válido por quatro dias no Papaya, incluindo tardes (das 16h às 20h30) e noites (23h às 6h). Aproveitamos três dias de festa (quinta, sexta e sábado) durante o After Beach Festival, evento que reuniu o DJ David Morales, The Shapeshifters e Dirty South, e o negócio foi bem bom.

Na época, me arrisquei a dizer que o Papaya era a melhor balada que já tinha ido em minha vida, em todos os sentidos: estrutura, público, ambiente, música, etc… Espaço grande, lotado, mas sem empurra-empurra, vários bares, piscinas e, claro, loiras e pegação. Ahhhh, o verão!!! Vale dizer que a Croácia ainda é um dos lugares da Europa que é vantagem dizer que você é brasileiro. Diferentemente de outros países, como Inglaterra, Espanha ou Portugal, onde muitos brasileiros da pior espécie possível já invadiram e queimaram o nosso filme.

Resumindo a rotina dos três dias em Novalja: acordar, passar no centro para comer e começar o esquenta, ir para a praia de Zrce, balada no Papaya à tarde, voltar para o apartamento, tomar banho, se arrumar, continuar bebendo, ir novamente para a balada no Papaya à noite e tentar voltar para o apartamento de madrugada ou no dia seguinte cedo.

IMPERDÍVEL:

– O Papaya, em Zrce Beach, definitivamente é uma das melhores baladas que já fui, em vários aspectos.

– Em 2010, cerveja a 3 euros dentro da balada era um ótimo preço se comparado com a média do resto da Europa.

– Alugar um carro ou ficar hospedado no centro facilita muito a locomoção em Novalja, já que o transporte público era limitado na época.

QUER SABER MAIS SOBRE NOVALJA ? ACESSE TAMBÉM:

Site oficial da cidade

Site sobre Zrce Beach

​- Summer Travel Party

Tiago Lemehttps://www.boraviajaragora.com/
Jornalista, autor do Bora Viajar Agora, atualmente morando em Paris, trabalhando como freelancer. Já visitei 87 países. Os posts escritos neste blog são relatos de minhas viagens, com dicas e informações para ajudar outros viajantes.

Leia Também

MYKONOS: dicas das melhores praias e festas, o que fazer

Praias, festas e diversão para todos os gostos: a ilha mais democrática da Grécia

MALLORCA: as melhores praias e festas, o que fazer, onde ficar

Praias, festas e a importância de um carro para explorar a maior das Ilhas Baleares da Espanha

BUDVA: praias, festas, o que mais fazer, onde ficar

Praias e festas na cidade mais turística de Montenegro, e Sveti Stefan como cartão-postal