OCHO RIOS e NINE MILE

O ponto de partida para passeios, cachoeiras e a cidade de Bob Marley

Publicado em: 06/02/2017

Quando fui: Fevereiro de 2016

 

Quanto tempo: 2 dias

Provavelmente nenhum cantor no mundo tenha a imagem tão ligada ao seu país como Bob Marley à Jamaica. Portanto uma viagem completa à ilha do reggae no Caribe precisa incluir um pouco da história e cultura desta lenda da música. Nine Mile é o nome do vilarejo onde Bob nasceu, que hoje conta com um museu e pode ser visitado em apenas um dia. Para isso, a cidade de Ocho Rios é o ponto de partida ideal, lugar que também serve de base para diversos passeios pela região, como cachoeiras e praias.


Antigamente uma vila de pescadores, Ochi, como dizem os locais, agora é um dos principais destinos turísticos da Jamaica, e isso se deve ao fato de ter se tornado o principal porto do país para enormes navios de cruzeiro, além dos resorts. Ocho Rios tem apenas 10 mil habitantes, e a cidade em si na verdade oferece poucos atrativos, mas saindo dali você chega facilmente em lugares como a Dunn's River Falls ou a Port Antonio, por exemplo.
 

E claro, saindo dali você também pode ir para Nine Mile, que fica no interior do país, onde está a casa que Bob Marley nasceu e morou até os 13 anos, onde também está o mausoléu dele e uma energia única para os amantes do rastafári. Estivemos na Jamaica em fevereiro de 2016, durante mochilão pelo Caribe (veja roteiro completo)  e, como já citei no post sobre Negril (clique aqui e leia mais), o país tem seus inconvenientes e requer uma certa dose de paciência. Mas tendo bom senso, nada que vá atrapalhar a viagem a este lugar tão icônico e especial. Como já diria Bob: "Don't worry about a thing. Cause every little thing is gonna be all right..."

               TRANSPORTE:

 

Nosso principal meio de transporte na Jamaica foram os route taxis (táxis compartilhados), com zero conforto, uma certa aventura, mas a maneira mais econômica de circular pelo país, e funcionou muito bem. Chegamos a Ocho Rios vindo de Montego Bay, em uma viagem de 2 horas de duração dentro de uma van apertada, por 500 dólares jamaicanos (4 dólares). De Ochi para Kingston, desta vez optamos pela comodidade e pegamos o confortável ônibus da Knutsford Express, por 1750 dólares jamaicanos (15 dólares) e 2 horas de trajeto.
 

Para ir até Nine Mile, também usamos route taxi (leia mais abaixo). Já para ir até Port Antonio e Dunn's River Falls no mesmo dia, preferimos alugar um carro na Avis, por 60 dólares a diária, ótima ideia para facilitar o deslocamento e ganhar tempo. Existem agências que fazem passeios para estas atrações e também táxis privados, por preço mais caro. Por fim, para circular dentro da cidade de Ocho Rios, praticamente tudo pode ser feito a pé.

               HOSPEDAGEM:


Ficamos hospedados no Reggae Hostel, muito bem localizado logo ao lado da praia central de Ocho Rios, por 45 dólares a diária em um quarto duplo. Acomodação básica, mas simpática, e claro que também existem dormitórios compartilhados, mais baratos. É o hostel mais popular da cidade, tem boa estrutura, área social para integração com outros mochileros e ainda nos deram boas dicas sobre restaurantes e passeios.

- FAÇA AQUI A SUA RESERVA PELO BOOKING.COM OU HOSTELWORLD.COm

              NINE MILE (BOB MARLEY):

Bob Marley nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945 em Nine Mile, um simples vilarejo no interior da Jamaica, onde morou até os 13 anos de idade, antes de se mudar com a família para Trenchtown, bairro pobre na capital Kingston, e onde foi sepultado quando morreu em 1981, aos 36 anos. Atualmente, a cidade-natal do rei do reggae conta um museu administrado por familiares dele, atração que considero imperdível para quem gosta do cantor, música e cultura rastafári. E mesmo para quem não é tão fã, vale a experiência. O ingresso custa 20 dólares e o tour guiado demora cerca de duas horas.
 

O passeio começa mostrando objetos que marcaram a vida e a carreira de Bob, como guitarras e o piano que ele tocava, além de discos e marcaram a trajetória dele, como o premiado "Legend". Em seguida, uma rápida parada onde dois caras tocavam músicas de sucesso do cantor. O ponto alto do tour se inicia a partir do momento que passamos o portão que leva até o Monte Zion, lugar preferido de Bob em sua infância e adolescência. Lá, primeiro entramos na pequena casa onde ele morou, com o quarto, a cama e outros móveis. Do lado de fora, está a famosa pedra de meditação de Bob Marley, pintada nas cores do reggae (vermelho, amarelo e verde), local onde ele costumava fazer de travesseiro para ter inspiração e escrever músicas. Este é o momento em que os turistas aproveitam pra "imitar" a lenda, acender o baseado e relaxar um pouco. Tudo com o aval e ajuda do guia. Apesar de a maconha ser proibida por lei na Jamaica, o consumo é tolerado pelas autoridades e é fácil de comprar o "ganja" por lá.
 

A parte final inclui o túmulo da mãe de Bob, Cedella Booker, e logo depois o Mausoléu do Bob Marley. O mausoléu feito de mármore e está dentro de uma pequenina igreja, construída para abrigar ídolo após sua morte, depois que o corpo dele foi cremado e hoje descansa junto com uma guitarra. Para entrar, é preciso tirar os sapatos e não é permitido bater fotos na parte interna. É aquele momento de respeito e energia positiva! "One Love..."
 

No fim do tour, há uma boa loja para quem quiser comprar camisetas e diversos souvernir, além de um bar/lanchonete. Na saída, logo em frente ao museu, é comum ter pessoas oferecendo tours clandestinos para visitar plantações de maconha na região. Não cheguei a fazer, até porque já tinha ouvido que muitos são bem sem graça, pra enganar turista mesmo. De qualquer forma, para quem tiver interesse, vale aquela dica redobrada como em quase tudo na Jamaica: negocie bem o preço, tenha precaução e use o bom senso.
 

Como chegar: Para visitar Nine Mile da maneira mais econômica, foi preciso pegar três route táxis a partir de Ocho Rios, em uma viagem de quase 2h30 e pagando 500 (200 + 150 + 150) dólares jamaicanos, ou pouco mais de 4 dólares, na ida, e mais o mesmo valor na volta. São 60km de distancia. Saímos de van, trocamos para um carro em Browns Town e depois pegamos outro táxi compartilhado em Alexandria até o destino final. Principalmente nos últimos trechos, a estrada é bastante sinuosa e não estava em boas condições. Para quem opta por alugar carro e ir dirigindo, vale um cuidado especial. 
 

Não existe ônibus de viagem que vá até a cidade onde o Bob nasceu. Para quem preferir ir num esquema mais confortável, é possível pagar bem mais e fechar uma excursão. A agência Excursions in Jamaica oferece um tour até lá, por exemplo, mas as saídas não acontecem diariamente, depende do número de pessoas. Entre as principais cidades da Jamaica, Ocho Rios é o ponto da partida mais próximo de Nine Mile, mas também há tours saindo de Montego Bay. Vale citar ainda que na capital Kingston há outro museu do Bob Marley, na casa onde ele morou mais tarde.

               OCHO RIOS:

 

Um dos passeios mais procurados e interessantes é a Dunn's River Falls, uma cachoeira que fica próxima ao centro de Ocho Rios, na qual você sobe cerca de 180 metros pelo meio das pedras e da queda d'água. Além da beleza do lugar, vale o divertimento. O ingresso de entrada custa 20 dólares. Tem gente que paga a mais para ter um guia (mas é perfeitamente possível fazer sem), e quase todos pagam mais 10 dólares para comprar um sapato apropriado (que tem as cores da Jamaica e depois fica como lembrança) ali perto da bilheteria. No caso do sapato, é aconselhável usar um para evitar escorregar ou se machucar. No entanto, não é imprescindível como dizem. Eu, sinceramente, fiz aquele economia ao extremo de final de mochilão, fui descalço mesmo e meu pé voltou inteiro sem nenhum problema.
 

O local conta com boa estrutura, lockers (pagos) para guardar mochilas e objetos, e ainda há uma pequena praia no fim da cachoeira. Uma dica é ir bem cedo ou no fim da tarde, evitando assim a multidão turistas que desembarca dos navios de cruzeiro diariamente e costuma lotar o lugar. 
 

Outras  das principais atrações que existem na região, mas que não fomos, são o Dolphin Cove (para nadar com golfinhos), a Mystic Mountain (um parque com tirolesa e uma espécie de montanha russa que imita um bobslead, como no filme "Jamaica abaixo de zero") e o Blue Hole (uma lagoa com água vem azul). Entre as praias que ficam perto de Ochi, se destacam a James Bond Beach (que fica em Oracabessa e teve cenas do filme 007 gravadas ali no hotel Golden Eye) e a Reggae Beach. A maior parte da costa com mar de águas cristalinas e cor azul turquesa nesta área, no entanto, são dominadas por hostéis e resorts. O que recomendo bastante é ir até a região de Port Antonio, onde estão praias escondidas belíssimas, como Frenchman’s Cove, e também a Lagoa Azul, cenário do filme famoso de mesmo nome. Fizemos isso no bate-volta de um dia.
 

No centro de Ocho Rios, a principal praia a é Turtle Beach, ou Bay Beach, mas que não tem nada de espetacular, fica bem atrás de outras do país. Por ali também estão as pequenas Fisherman e Mahogany Beach. A cidade em si oferece poucos atrativos, tem um mercado com artesanatos locais e souvenirs, alguns bons restaurantes e bares animados à noite, como a rede Margaritaville. Não estivemos lá durante o fim de semana quando o movimento é maior. De qualquer foma, Ochi funciona bem como base para conhecer atrativos essenciais na Jamaica.

               IMPERDÍVEL:

 

- Ir até Nine Mile, vilarejo onde Bob Marley nasceu, lugar que hoje conta com um museu com a casa, o mausoléu e muita história do rei do reggae.
 

- A dica é ir bem cedo ou no fim da tarde para a Dunn's River Falls, evitando assim a multidão de turistas dos navios de cruzeiro que lotam a cachoeira.
 

- Alugar um carro pelo menos um dia, para ganhar tempo e facilitar o deslocamento para conhecer as praias da região e também para ir até Port Antonio.

QUER SABER MAIS SOBRE OCHO RIOS E NINE MILE? ACESSE TAMBÉM:

 

- Site sobre Ocho Rios

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
  • YouTube ícone social

@BoraViajarAgora

PESQUISAR

PARCEIROS

- PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI:
Pesquise e faça suas reservas pelos links abaixo. Você não paga NADA a mais por isso, e o Bora ganha uma pequena porcentagem!

RESERVE SEU HOTEL

FAÇA SEU SEGURO

ALUGUE SEU CARRO

COMPRE SEU PACOTE

COMPRE SEU INGRESSO

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados - BORA VIAJAR AGORA

Todo o conteúdo do Bora Viajar Agora está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é vedada qualquer reprodução ou divulgação dos textos e imagens, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem consulta e aprovação prévia dos editores.