CIDADES VISITADAS NO MARROCOS: Marrakech, Merzouga, Essaouira, Ait-Ben-Haddou, Tânger, Rabat, Casablanca, Fez e Chefchaouen.
CUSTO: Baixo
MOEDA: Dirham marroquino.
DESTAQUES: A mistura de sons, cores, cheiros e sabores nas Medinas de Marrakech ou Fez; e passar uma noite no Deserto do Saara.
LÍNGUA: Árabe e Berbere.
Palavras úteis em árabe: Oi = Saalam Aleikum, Obrigado = Shukran, Cerveja = Beera
VISTO: Brasileiros não precisam de visto para turismo por até 90 dias.
Marrocos, ame-o ou odeie-o! É mais ou menos assim que os turistas ficam depois da primeira visita a esta pérola do Norte da África. Motivos para amar são diversos, mas é necessário entrar no espírito da coisa, sem frescuras e ciente do choque cultural. País de mais fácil acesso ao Deserto do Saara, logo ao lado da Europa, de religião islâmica, língua árabe, traços franceses, camelos, especiarias, tapetes, comércio... Existem muitos ícones diferentes que são a cara do Marrocos. Quer aproveitar bem? Então não vale se estressar, nem mesmo com os incômodos vendedores. O negócio é se envolver com os costumes locais e desfrutar. As belezas naturais, a cultura e a história marroquina vão te conquistar. Bastam alguns dias no “caos” das Medinas de Marrakech ou Fez para ver o país com outro olhar e apreciar melhor as mesquitas, palácios e o estilo de vida. Se os muçulmanos podem passar um mês fazendo jejum diário de comida e bebida durante o Ramadã, em um esforço pela fé, por que você não pode passar alguns dias de viagem vivendo uma rotina bem diferente do seu “normal”?