Qual é o templo religioso mais sagrado do mundo? Pode ser de qualquer religião, o importante é sempre respeitar todas as crenças. Vale igreja (cristianismo), mesquita (islamismo), mandir (hinduísmo), pagode (budismo), sinagoga (judaísmo), etc… O “Bora Viajar Agora” elaborou um ranking dos dez templos sagrados mais fascinantes já visitados, levando em consideração a importância, a história, a energia e a beleza do local, mas também a experiência específica deste viajante e tudo que envolveu a ida até o destino. Lugares que atraem a fé de cristãos, muçulmanos, hindus, budistas, judeus… E veja bem, vale deixar claro que esse é o top 10 de templos religiosos que eu já conheci, então, obviamente não são todos os melhores do mundo, já que tem muito lugar que eu ainda preciso ir. Bora conferir…
10º) IGREJA DA NATIVIDADE (Belém) – Palestina
A igreja atual foi construída no ano de 326 em cima da Gruta da Natividade, onde uma estrela de prata no chão marca o local exato em que acredita-se que aconteceu o nascimento de Jesus Cristo. Localizada na cidade de Belém, hoje Palestina, é um lugar simples, mas com detalhes interessantes e um dos mais sagrados do mundo para os cristãos. Confira o post completo sobre Belém.
9º) TEMPLO BRANCO (Chiang Rai) – Tailândia
Apesar da Tailândia contar com milhares de templos, nada se compara ao exótico Wat Rong Khun. Inaugurado em 1997, é bem diferente de todos os outros por ser inteiramente branco, com uma mistura de elementos budistas e figuras bizarras da arte contemporânea. Ele fica em Chiang Rai, mas costuma ser visitado em passeios a partir de Chiang Mai. Confira o post sobre Chiang Mai.
8º) WAT PHRA KAEW (Bangkok) – Tailândia
Conhecido também como o Templo do Buda de Esmeralda, ele está no complexo do Grand Palace, que abriga o palácio real da Tailândia e vários outros templos. Um bonito local com muito dourado e telhados coloridos. Concluído em 1785, o Wat Phra Kaew é o templo budista mais sagrado da Tailândia e fica bem na região central da capital do país. Confira o post completo sobre Bangkok.
7º) CATEDRAL DE SAINT BASIL’S (Moscou) – Rússia
A famosa imagem desta bela igreja ortodoxa russa, toda colorida, é um símbolo de Moscou, um projeto único, que não há nada similar na arquitetura. Construída entre 1555 e 1561 a mando do Czar Ivan o Terrível para comemorar a conquista de Kazan, a Catedral de São Basílio fica localizada na histórica e espetacular Praça Vermelha. Confira o post completo sobre Moscou.
6º) BATU CAVES (Kuala Lumpur) – Malásia
É considerado um dos templos hindus mais importantes do mundo. A enorme escadaria colorida, com 272 degraus, para chegar até a caverna principal, no alto do morro, é um cartão-postal da Malásia. Ao lado, uma estátua do Deus Murugan, de 43 metros de altura. O complexo das Batu Caves, que fica nos arredores da capital Kuala Lumpur, conta com vários templos.
5º) AYA SOFIA (Istambul) – Turquia
O edifício de Santa Sofia foi construído pelo Império Bizantino, entre 532 e 537, como catedral, igreja cristã, na antiga Constantinopla. Quando o Império Otomano conquistou a cidade, virou mesquita entre 1453 e 1931. Depois, funcionou como museu até 2020, e a partir daí voltou a ser um templo islâmico em Istambul. Mudanças religiosas que podem ser vistas em detalhes da arquitetura.
4º) MESQUITA SHEIKH ZAYED (Abu Dhabi) – Emirados Árabes
A beleza desse suntuoso templo islâmico chama a atenção. A parte exterior é toda branca, com mármore, 82 cúpulas, quatro minaretes e um enorme pátio com desenhos e mosaicos no chão. No interior, decoração com tapetes luxuosos e lustres coloridos de cristal. Construída entre 1995 e 2007, é a maior mesquita dos Emirados Árabes Unidos, com capacidade para mais de 40 mil fiéis.
3º) ANGKOR WAT (Siem Reap) – Camboja
Considerado o maior templo religioso do mundo, inicialmente hindu e depois budista, Angkor Wat fica no complexo de Angkor, com área de 400 km2. São diversas construções no meio da floresta, perto da cidade de Siem Reap, que foram sede do Império Khmer, entre os séculos IX e XV. Vale ir para cedo para ver o nascer do sol. Confira o post completo sobre Siem Reap.
2º) BASÍLICA DE SÃO PEDRO – Vaticano
Localizada no Vaticano, o menor país do mundo, um enclave dentro de Roma, esta igreja é a maior e mais importante construção do catolicismo, o principal ramo do cristianismo. Um lugar de fé. É na Basílica de São Pedro que acontece a maioria das cerimônias papais, e quase toda quarta-feira é possível ver o Papa de perto na missa celebrada por ele na Praça São Pedro, logo em frente.
1º) DOMO DA ROCHA (Jerusalém) – Israel / Palestina
A tradicional mesquita com cúpula dourada fica no Monte do Templo, um lugar histórico para três religiões diferentes e de conflitos entre Israel e Palestina, na Cidade Velha de Jerusalém. É o terceiro local mais sagrado para o islamismo, atrás apenas de Meca e Medina, pois foi a partir dali que Maomé teria subido ao céu. Mas também é o mais sagrado para o judaísmo, lá ficavam os templos de Salomão e de Herodes, onde Abraão teria oferecido seu filho Isaac ao sacrifício. Para os cristãos, foi onde Adão, Caim, Abel e Noé ofereceram sacrifícios a Deus. Bela construção, com história fascinante! Confira o post completo sobre Jerusalém.E aí? Concordam? Discordam? Mudariam a ordem? Acrescentariam ou tirariam alguma desta lista? Comentem à vontade e deixem aqui as suas opiniões!
Além dos templos religiosos que eu ainda nunca fui, também ficaram fora do top 10 outros vários lugares importantes que eu já visitei e poderiam perfeitamente entrar nesta disputa. Aqui vão alguns: Igreja do Santo Sepulcro (Jerusalém, Israel), Tirta Empul (Bali, Indonésia), Templo de Lempuyang (Bali, Indonésia), Mesquita de Hassan II (Casablanca, Marrocos), Mesquita Lala Mustafa Pasha (Famagusta, Chipre), Mesquita Umayyad (Damasco, Síria), Mesquita Katara, (Doha, Qatar), Grande Mesquita Imam Turki bin Abdullah (Riad, Arábia Saudita), Sagrada Família (Barcelona, Espanha), Santuário de Lourdes (Lourdes, França), Catedral de Notre-Dame (Paris, França), Basílica do Sacré-Coeur (Paris, França), Catedral de Colônia (Colônia, Alemanha), Catedral do Duomo (Milão, Itália), Catedral de Saint Paul (Londres, Inglaterra), Catedral do Sangue Derramado (São Petersburgo, Rússia), Sinagoga Hurva (Jerusalém, Israel), Sinagoga de la Ghriba (Djerba, Tunísia)…