CHOBE

Um safári de barco no parque de maior concentração de elefantes da África

Publicado em: 11/09/2017

Quando fui: Julho de 2017

Quanto tempo: 1 dia

Se você gosta de elefantes e quer ver de perto muitos deles no habitat natural, o Chobe National Park, em Botswana, é o lugar certo para isso. E tem muito mais vida animal por lá. Em um safári que se divide entre uma parte feita de barco e outra em uma caminhonete 4x4, além da presença dos maiores mamíferos terrestres do mundo, também estão vários hipopótamos, girafas, búfalos, javalis, antílopes, crocodilos, aves e alguns predadores.


Com 11.700 km2, o Chobe é o terceiro maior parque nacional do país em tamanho, mas é considerado o melhor para se avistar animais selvagens. É lá que está a maior concentração de elefantes da África, com cerca de 50 mil deles, da espécie Kalahari, a maior de todas. A melhor época para ir é na estação seca, entre abril e outubro, quando os bichos ficam concentrados perto do rio em busca de água, no chamado Chobe Riverfront, área que fica ao norte e é a mais visitada, também pelo fácil acesso a partir de países vizinhos. Na época de chuvas, principalmente entre janeiro e março, os animais se espalham, migram para o sudeste, e pode ser mais difícil de vê-los. 


Nós fizemos o safári de um dia no Chobe, em julho de 2017, durante mochilão na África (veja o roteiro completo). Estávamos hospedados em Livingstone, na Zâmbia (também é possível fazer saindo de Victoria Falls, no Zimbábue), e fizemos um bate-volta, em passeio que fechamos no hostel Jollyboys Backpackers e foi operado pela agência Kalahari Tours. Foi tudo bem organizado, e a natureza do local não tem como te decepcionar. Este foi o primeiro safári de verdade que fiz na vida e, apesar de ter sido rápido, valeu bastante a pena, foi uma prévia para o safári maior que fizemos na semana seguinte na Tanzânia, no Serengeti e Ngorongoro (leia o post completo)


Também existe a opção de fazer o tour de dois dias e uma noite ou até mais. Uma outra alternativa, para quem tem mais tempo, é se hospedar direto em Botswana, nas cidades de Kasane ou Kazangula, e fechar o safári lá ou mesmo ir em veículo próprio ou alugado. Por fim, tem gente que vai ao Chobe como parte de um overland tour, que são viagens mais longas pelo continente africano,  em um caminhão adaptado, percorrendo vários destinos e países.

             O SAFÁRI:


Como escrevi acima, fechamos o passeio de um dia para o Chobe National Park no Jollyboys Backpackers, onde ficamos hospedados em Livingstone, na Zâmbia. O valor é de 157 dólares e, além do safári de barco e de caminhonete 4x4, inclui também todo o transporte, taxas do parque, café da manhã e almoço. Saímos do hostel às 7h da manhã e chegamos de volta umas 18h. Brasileiros não precisam de visto para entrar na Botswana (mas é necessário apresentar o certificado da vacina de febre amarela), então não é preciso pagar nada na imigração, mas existe uma taxa de turismo, Tourism Levy, de 30 dólares, que começaria a ser cobrada em 2017 (quando fomos ainda não estava em vigor). Importante citar que para voltar à Zâmbia é preciso ter o visto de duas entradas, ou então é preciso pagar novamente.


Nosso tour começou logo cedo e, depois de uma hora de estrada em uma van, pegamos um rápido barquinho para cruzar a fronteira. Neste ponto do encontro do Rio Chobe com o Rio Zambezi, está o limite do território de quatro países: Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Depois de carimbarmos o passaporte, fomos até um lugar tomar o café, encontramos mais pessoas e às 10h saímos de barco para fazer duas horas e meia de safári pelo Rio Chobe.
 

Durante este tempo, vimos elefantes na beira da água, outros cruzando por dentro do rio, e uma fauna variada. O segundo animal mais visto foi o hipopótamo, que pode até parecer manso, mas é o bicho que mais mata humanos na África. Se alguém chega muito perto dele, ele abre bastante a boca e faz um barulho para mostrar quem é o dono daquela área. Além disso, também estavam por lá muitos crocodilos, búfalos, javalis e diversos antílopes, como gnus e impalas. A parte da manhã terminou às 12h30 e voltamos para o almoço, que teve um bom cardápio variado.


Às 14h partimos para a parte da tarde do safári, desta vez um game drive de caminhonete que durou mais duas horas e meia, percorrendo estradinhas de terra e areia próximas ao rio. No trajeto, vimos grupos de dezenas de elefantes juntos, famílias, alguns maiores, outros menores e filhotes. Também pudemos observar mais hipopótamos, girafas, antílopes, aves... Sempre que avistávamos algo de interessante, assim como aconteceu pela manhã, o guia parava o veículo e era possível tirar uma infinidade de fotos. Por falar nisso, é imprescindivel levar um câmera ou lente com bom zoom, porque muitas vezes os animais estão a uma distância maior e não é possível entrar no meio do mato para ficar mais próximo. Infelizmente, não tivemos a sorte de ver leões ou outros predadores no Chobe, já que a quantidade não é tão grande pro lá, mas isso não diminuiu a qualidade do nosso safári.


Fomos embora do parque às 16h30, cruzamos novamente de barco a fronteira entre Botswana e Zâmbia, fizemos os procedimentos de imigração, pegamos a estrada e pouco depois das 18h chegamos de volta a Livingstone. Terminamos o dia com o sentimento de que o Chobe faz jus à fama de parque com a maior concentração de elefantes da África. Faltou leão, mas não faltaram elefantes, hipopótamos, muitas fotos e a experiência de fazer o primeiro safári da vida em um dos melhores lugares do mundo para esta atividade!

*O Bora Viajar Agora fez o safári a convite do Jollyboys Backpackers. Agradecemos pela parceria e aproveitamos para ressaltar que nossas opiniões são pessoais e independentes.

- FAÇA AQUI A SUA RESERVA PELO BOOKING.COM OU HOSTELWORLD.COM

           IMPERDÍVEL:

 

- Para ver uma grande concentração de elefantes, vá durante a estação seca, de abril a outubro, quando eles vão em busca de água no Rio Chobe.

QUER SABER MAIS SOBRE O CHOBE? ACESSE TAMBÉM:

 

- Site do Chobe National Park

Voltar para

Botswana

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
  • YouTube ícone social

@BoraViajarAgora

PESQUISAR

PARCEIROS

- PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI:
Pesquise e faça suas reservas pelos links abaixo. Você não paga NADA a mais por isso, e o Bora ganha uma pequena porcentagem!

RESERVE SEU HOTEL

FAÇA SEU SEGURO

ALUGUE SEU CARRO

COMPRE SEU PACOTE

COMPRE SEU INGRESSO

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados - BORA VIAJAR AGORA

Todo o conteúdo do Bora Viajar Agora está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto, é vedada qualquer reprodução ou divulgação dos textos e imagens, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem consulta e aprovação prévia dos editores.